dengue

Dengue e Gripe

Dengue ou Gripe? saiba como se prevenir e quando procurar atendimento médico

Com o aumento de casos de dengue e vírus respiratórios em Campinas e região, a atenção e o cuidado aos sintomas precisam ser redobrados. Segundo dados recentes do G1, atualmente em Campinas já são mais de 6.000 pessoas infectadas pela dengue.

A boa notícia é que 98% dos casos de dengue em Campinas não evoluem para quadros graves.

Dentre os diferentes tipos de vírus, é comum sentir dúvidas em relação aos sintomas, por isso, separamos algumas dicas para você identificar os sintomas de maior prevalência, de acordo com os tipos mais comuns de vírus respiratórios. 

  • Mudança no protocolo de atendimento

Através da mudança no protocolo para atender pacientes com sintomas, a orientação é que os moradores busquem uma unidade de saúde assim que apresentarem febre. O acompanhamento em caso de teste positivo para casos leves pode ser feito via telemedicina.

Antes, a recomendação era de que os pacientes procurassem atendimento médico apenas em caso de febre acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, manchas e afins.

Quando procurar atendimento médico em caso de Dengue?

Procure o seu médico, caso suspeite que esteja com o vírus, os profissionais de saúde destacam a importância de não subestimar a infecção e adotar medidas de prevenção para diagnóstico precoce. Pacientes com febre que estejam com suspeita ou confirmação de dengue devem ir ao pronto-socorro mais próximo caso tenham tontura, dor abdominal intensa, vômitos frequentes, suor frio ou sangramentos. 

E no caso de vírus respiratórios, como Covid-19 e Gripe, quando devo ir ao médico?

De acordo com o último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na sexta-feira (16/02), cerca de 7.260 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram notificados em 2024, sendo 2.755 (37,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 3.020 (41,6%) negativos, e ao menos 1.062 (14,6%) aguardando resultado laboratorial. 

Apesar disso, separamos algumas características que se diferem entre os vírus, para você ficar atento (a) . Veja a seguir:

A influenza ocorre mais no outono e no inverno, já a Covid-19 não tem uma sazonalidade totalmente definida.

A influenza tem um quadro de febre súbita e elevada, associada a tosse com secreção ou catarro e congestão nasal. 

São menos frequentes os sintomas de falta de ar, vômitos e diarréia (os últimos, mais comuns em crianças). 

Duração: cerca de uma a duas semanas. 

A Covid-19 possui sintomas variáveis a cada dia. A doença pode começar com um quadro de febre, tosse, dor de garganta, e pode evoluir para algo mais grave, como: falta de ar ao fim da primeira semana de sintomas — esses mais frequentes do que na Influenza. 

Outros sintomas: alteração de paladar e de olfato.

Duração: cerca de três semanas.  

(Dados: Adaptado do Portal Butantan, acessado em 22/02/2024)

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, os casos positivos foram de 2,4% para influenza A, 0,0% para influenza B, 0,8% para vírus sincicial respiratório e 91,9% para Sars-CoV-2 (Covid-19), tendo um aumento no número de casos de Covid-19 na região Centro-Sul e diminuição no Norte (Dados Fiocruz)

Os dados referente às semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado.

Conte com o Grupo Diagmed para realizar seus exames laboratoriais e retire o seu resultado no mesmo dia. Acesse também o material educativo, disponibilizado pela Prefeitura de Campinas e compartilhe com seus familiares e amigos. 

Fique por dentro de todas as novidades do Grupo Diagmed:

Diagmed: Sua saúde, nosso compromisso!

Agendamento

Agende seus exames agora mesmo.

Para agendar um exame clique no botão acima, ou se desejar conhecer mais as nossas unidades clique no botão abaixo

map (2)

Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jundiaí e Sumaré

Dengue e Gripe

Resultados
exames de imagem

Resultados
exames laboratoriais

Entre com seus dados de contato.

Fale Conosco

Nossos canais de contato:

map (2)

Campinas, Hortolândia,
Indaiatuba, Jundiaí e Sumaré

customer-service
map (2)

FORMULÁRIO ONLINE