Não retire suas roupas brancas do ano novo, pois no Janeiro Branco elas serão perfeitas para lembrarmos do quão importante é ter uma saúde mental equilibrada, principalmente se queremos realizar todos os planos que colocamos na agenda desse ano novo!
O Brasil é o 5º país mais depressivo do mundo, O Janeiro Branco é uma iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, que em 2014 decidiu fazer uma campanha que chamasse a atenção das pessoas para o melhor período do ano para fazer uma autoavaliação a fim de buscar uma melhor saúde mental, e como uma Folha em Branco, estruturar seus projetos, escrever sonhos e planejar nossas metas para quem queremos ser no ano adiante.
Mas para encarar o ano com coragem é necessário primeiro olhar para dentro. Vamos destacar a seguir algumas das posturas que podem encaixar na sua rotina a fim de manter uma saúde mental equilibrada.
Exercício Físico
Já é comum ouvir sobre como o exercício físico é necessário para uma vida saudável, mas talvez você não tenha ouvido sobre alguns simples hábitos que podem entrar na sua rotina, como: alongamentos, caminhadas e até mesmo, exercícios respiratórios.
Esses são alguns exercícios que por vezes são negligenciados, pois não parecem ser do tipo que criam músculos, mas o principal benefício de movimentar o corpo, além de fortalecê-lo, é circular o sangue e se prevenir de lesões que seriam facilmente evitadas em contextos de não-sedentarismo.
Apoio Psicológico
Psicólogos, psiquiatras e outros profissionais de saúde mental, são aliados para uma vida leve, tranquila e organizada, muitas pessoas tem medo de se consultar por preconceitos, traumas, e tabus que possam existir acerca destes profissionais.
Não deixe que as dúvidas te impeçam de atingir seus objetivos, e procure um profissional da sua confiança, que esteja disposto a tirar todas as suas dúvidas para fazer um atendimento tranquilo.
Lazer
Ter um tempo para descomprimir, e estar fazendo algo que seja prazeroso para você é altamente recomendado para um estilo de vida saudável.
Mas não se engane, passatempos não são comer ou dormir, pelo contrário, desenvolver uma rotina onde o cérebro se recompensa através desses estímulos, pode causar distúrbios alimentares, ansiedade e depressão. O mais recomendado é colocar o foco e energias em atividades que gerem prazer.
Para ter um ano de sucesso, procure incluir na sua agenda essas atividades e busque essa inclusão de uma forma gradual, que mais se adapte a suas prioridades e seu estilo de vida!
Além de contar com a Diagmed para consultas com nossos psicólogos e psiquiatras especializados para oferecer a você, todo apoio necessário para uma qualidade de vida ainda melhor!
Ligue: 3743-5000 e agende sua consulta
Diagmed: Sua saúde, nosso compromisso!