Alterações hormonais: o que são?
As alterações hormonais podem comprometer o funcionamento equilibrado do corpo como um todo e a desregulação dos hormônios da tireoide pode ser uma das condições relacionadas a esse aumento. A alteração na tireoide ocorre quando a glândula responsável pelo controle dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina) afeta o funcionamento do corpo e metabolismo — os quais desempenham um papel essencial na regulação dos órgãos vitais, como o coração, cérebro, fígado e rins, sendo mais comum em mulheres.
Os problemas relacionados a essa condição podem aparecer em qualquer idade. A glândula da tireoide tem um formato semelhante ao de uma borboleta e, quando apresenta alguma alteração anormal, pode causar hiperatividade, cansaço, ganho de peso, entre outros sintomas.
Hipertireoidismo x Hipotireoidismo
De forma geral, o hipertireoidismo ocorre quando a glândula produz os hormônios em excesso, já o hipotireoidismo é o oposto, não produz a quantidade suficiente de hormônio da tireoide.
A boa notícia é que na maioria das vezes a doença é benigna e não apresenta caráter grave. Mas, você sabe como identificar os sintomas? Já ouviu falar sobre os exames TSH e T4?
- O exame TSH é indicado para avaliar a tireoide no sangue e identificar o hormônio que possa estar em excesso, causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
- Já o exame T4 avalia a quantidade de T4 total e T4 livre, detectando a quantidade de hormônio tiroxina (T4) total e/ou livre no organismo, sendo complementar ao exame de TSH. A coleta é feita por exame de sangue, sendo um exame simples e rápido.
Principais sintomas da alteração na tireoide
O aumento de tamanho da tireoide “bócio”, é uma ocorrência comum, podendo ser necessário cirurgia ou medicação. E embora mais raro, o câncer de tireoide também pode ocorrer, por isso o diagnóstico precoce é o cenário ideal, pois proporciona um tratamento de qualidade e previne complicações maiores.
Hipotireoidismo: baixa atividade da tireoide, resultando em metabolismo mais lento. Sintomas incluem fadiga e ganho de peso. | Hipertireoidismo: Alta atividade da tireoide, levando a um metabolismo acelerado. Sintomas incluem nervosismo e perda de peso. | Nódulos: crescimentos anormais na tireoide. Podem ser benignos (não cancerígenos) ou cancerígenos. Exames são necessários para avaliação. |
Qual especialista preciso me consultar para identificar alterações na tireoide?
Exames laboratoriais realizados por convênio requerem um pedido médico e a autorização do convênio. Sendo assim, é necessário passar com um especialista antes para uma avaliação clínica completa.
Os Endocrinologistas são os médicos mais indicados para consultar problemas relacionados a tireoide, pois eles realizam o diagnóstico e tratam doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, cuidando desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, até tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
Contudo, você também pode realizar uma consulta com um Clínico Geral e compartilhar os seus sintomas e estilo de vida atuais, este pode te encaminhar para um médico especialista, caso seja necessário.
Laboratório Diagmed
O Laboratório da Diagmed está estrategicamente situado no bairro Guanabara, em Campinas, em frente à nossa matriz. Essa localização foi pensada para oferecer maior comodidade, conforto e praticidade aos nossos pacientes.
Monitorar regularmente os níveis e quantidade dos hormônios da tireoide previne complicações futuras. Esses hormônios são essenciais para o funcionamento saudável do corpo e metabolismo, por isso qualquer anormalidade ou suspeita deve ser avaliada. A tireoide pode afetar o peso, energia e fertilidade, sendo assim, não deixe de realizar seus check-ups e exames laboratoriais na Diagmed.
Diagmed: Sua Saúde, Nosso Compromisso!