Vamos conhecer alguns dos principais temas acerca desta doença tão comentada, mas ainda muito negligenciada pelo sexo masculino.O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 70 mil novos casos são estimados para o próximo ano, e a Região Sudeste está prevista para concentrar quase 35 mil casos, a metade de todos os diagnósticos de câncer.
[foto ilustrativa. Fonte: INCA]
Diagnóstico Precoce
Um diagnóstico feito cada vez mais cedo, pode significar uma taxa cada vez mais alta de sobrevivência do paciente. Sendo assim, os exames de rotina e check-ups anuais não podem ser ignorados, mesmo que não haja nenhum sintoma.
Ultrassonografia Abdominal | Exame de Sangue – PSA | Exame de Toque Retal |
O exame mais temido e conhecido é o de toque retal, seguido pelo exame de sangue (PSA) – que detecta a quantidade de uma proteína produzida pela próstata e auxilia no diagnóstico de condições benignas, além do câncer de próstata em si – Demais exames complementares também podem ser solicitados, como a ultrassonografia abdominal e ultrassonografia de próstata.
Mas, além dos exames, o que mais é importante para a prevenção?
Além de realizar os exames preventivos, é importante estar atento aos fatores de risco, que aumentam a partir dos 50 anos. Os homens negros, por sua vez, precisam redobrar a atenção, uma vez que os índices apontam uma incidência maior dos casos.
Os sintomas, que geralmente são silenciosos no início, são de altíssima importância no resultado se identificados, principalmente de forma precoce. Entre os mais comuns, são:
- dores ao urinar;
- aumento da frequência de idas ao banheiro durante a noite e dia;
- sensação de bexiga cheia mesmo após urinar;
- diminuição do jato;
- demora para começar e terminar de urinar;
Já em casos mais avançados, é possível perceber:
- dores na pélvis;
- dores ósseas;
- perda de peso.
Por isso, estar com os exames em dia e adotar um estilo de vida saudável é tão importante.
Evite o Tabagismo | Beba com Moderação | Exercite-se Regularmente |
O consumo de álcool, tabagismo, e o sedentarismo são alguns dos maiores associados ao desenvolvimento do câncer de próstata. E a soma destes hábitos e dos sintomas, pode ser um sinal de alerta para a saúde..
Em caso de suspeita, consulte um especialista em urologia.
Nossos especialistas contam com experiência comprovada e são referência em sua área de atuação.